Total de ''Galera'' Que Nos Visitou!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MC Martinho canta funk melody caminhando entre o proibidão e a consciência social!

MC Martinho - Foto de divulgação
RIO - A primeira vez em que ouvi o som do MC Martinho foi num baile funk na comunidade do Tabajara, em Copacabana, no ano passado. Na porta da quadra, distribuíam um CD gravado com nove músicas de sua autoria. Uma delas, "Noite de terror", me chamou a atenção pela letra cujos versos lembravam os de um rap proibido. Recentemente, descobri que o cara bomba no YouTube com os clipes das músicas "História real" e "Caminho das rosas", o primeiro com mais de 5 milhões de views. Ambas têm uma batida mais melody, com letras que misturam o infortúnio amoroso com a vida criminosa.
VÍDEO: Veja o novo clipe de "Lágrimas"
Nascido e criado na comunidade de Jardim Catarina, no bairro homônimo de São Gonçalo, o funkeiro Luiz Carlos Martins (Martinho é diminutivo do sobrenome), de 25 anos, diz que se inspira na própria realidade das favelas e do asfalto. A "História real" que Martinho conta e canta fala de uma "novinha" - gíria para mulheres muito jovens - assassinada pelo namorado "guerreiro" (outra gíria que designa traficante de drogas) por causa de uma eventual traição.
- Tenho músicas espelhadas na comunidade. Essa é baseada na morte de uma menina que se apaixonou por um cara que estava envolvido com o tráfico de drogas. Isso aconteceu quando eu tinha 19 anos. Já "Caminho das rosas" foi inspirada naquele assalto com refém em Vila Isabel, que acabou com a morte do bandido diante das câmeras. Curiosamente os fãs fizeram um clipe não oficial com as imagens dessa tragédia e colocaram no YouTube - conta o MC.
Questionado se não teme que seus raps sejam confundidos com os proibidões, que fazem apologia ao crime e que levaram três MCs à cadeia no fim de 2010, Martinho é enfático:
- Não tenho medo. Minhas músicas não fazem alusão a nenhuma facção, não têm palavrão e não sou contra a polícia.
Martinho começou a cantar funk aos 13 anos influenciado por um tio. Como quase todo menino favelado, passou por muitas dificuldades, mas não gosta de se fazer de vítima. Graças a seu sucesso musical, hoje ajuda a sustentar a família.
- Meus pais colocavam álcool na latinha para fazer o arroz quando acabava o gás e eles não tinham dinheiro para comprar. Mas nem gosto muito de falar disso para não parecer sensacionalista. Agora, posso dar uma vida mais digna a eles e a meus quatro irmãos. Vivemos razoavelmente bem. Tenho meu carro e minha casa, mas ainda não consegui chegar aonde quero. Não penso só no lado financeiro. Meu sonho é ter mais espaço na mídia.
Espaço concedido. Curiosamente, Martinho faz mais sucesso fora do Rio de Janeiro. No feriado de 7 de setembro, ele fez show no Espírito Santo. Hoje ele canta em Pernambuco. Seus fãs também estão espalhados por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- Cerca de 90% da minha agenda é fora do Rio. Meu estilo de cantar, que é um melody consciente, ainda não pegou muito por aqui - lamenta Martinho, que frequentemente é confundido com MC Marcinho. - Confundem pelo nome e pelo jeito de cantar. Para mim, é uma honra, pois sou fã dele.

 

Aluno Nota 10! Corpo do ator Marcos Plonka é enterrado em SP!


O ator Marcos Plonka, em 2003 (Foto: Agência Estado/Alex Silva)
Foi sepultado nesta sexta-feira (9) por volta das 10h30 o corpo do ator Marcos Plonka, no Cemitério Israelita do Embu, em São Paulo. Ele morreu de infarto fulminante nesta quinta-feira (8), em São Paulo, aos 71 anos.
O ator esteve em filmes, novelas e minisséries. Na década de 1990, interpretou na “Escolinha do professor Raimundo” um de seus personagens mais populares: o judeu Samuel Blaustein, com o bordão “fazemos qualquer negócio”. Plonka também integrou o elenco de outros humorísticos e neste ano fez parte da "Escolinha do Gugu", comandada pelo apresentador, na Rede Record.
O ator começou na TV Tupi em "Terror nas trevas" (1963), "Alma cigana" (1964), "O direito de nascer" (1964) e "O machão" (1974). O mais recente trabalho na Rede Globo foi "A diarista", em 2007, com Cláudia Rodrigues.

Nova Arena do Hotel Oásis | Assú/RN!

Nesta Quinta-Feira 15 de Setembro na Nova Arena do Hoel Oásis em Assú/RN tem: DORGIVAL DANTAS, fazendo a quinta do Forró até acabar a sola do chinelo ...