Total de ''Galera'' Que Nos Visitou!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Especial de Carnaval: ''CHICLETE COM BANANA''




Chiclete com Banana é uma banda de axé music brasileira. A banda é formada por Bell MarquesReynaldo Gramacho (mais conhecido como Rey), Waltinho Cruz, Wadinho Marques, Deny e Lelo.


HISTÓRIA




A banda, formada por Bell Marques (vocal, guitarra, violão e compositor), Wadinho Marques (teclado), Reynaldo Gramacho (bateria), Waltinho Cruz (percussão), Deny (percussão) e Lelo (contrabaixo) originou-se de um grupo chamado Scorpius, que se apresentava em festas de formatura e era considerado um autêntico conjunto de bailes. Desse grupo já faziam parte Bell e Wadinho, que mais tarde vieram a se unir com os demais integrantes.
Em 1980, abraçando a idéia de Bell de tocarem em um trio elétrico, foram contratados pelo Bloco Traz os Montes para tocarem no Carnaval daquele ano. No ano seguinte, o engenheiro de som Wilson Silva (irmão de Bell e Wadinho) sugeriu e pôs em prática uma idéia revolucionária de fechar toda a lateral do Trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocarem na parte superior do trio, causando assim, na época, grande diferença dentre os demais, já que nesses a percussão localizava-se nas laterais inferiores e somente os músicos de corda permaneciam na parte superior. Esta foi a maior revolução do trio elétrico na década de 80.
Em 1982 a banda foi convidada para gravar um disco. Surgiu então a vontade de mudar o nome da banda que estava ultrapassado. Nildão, cartunista e artista gráfico foi o responsável pelo nome, que na época, criou muita polêmica. O nome "Chiclete com Banana" deu-se pela grande mistura de ritmos que a banda fazia com suas músicas. Com o nome da banda definido, o 1º LP foi gravado em 1982 com o nome "Traz os Montes". Depois disto, vieram os álbuns "Estação das Cores" (1983) e "Energia" (1984).
No ano de 1986 com o lançamento do disco "Gritos de Guerra", a banda vendeu quase um milhào de cópias, marcando assim o início do enorme fenômeno chamado Chiclete com Banana. Falar de Chiclete é falar de paz, harmonia, alegria. É falar de carnaval de Salvador, é falar de 26 carnavais fora de época que a banda toca, é falar dos quase 13 milhões de discos vendidos, sendo depois da banda Legião Urbana a que mais vendeu discos no Brasil, com cerca de 150 apresentações por ano. A banda possui também o trio elétrico mais moderno e caro do planeta: batizado de Tiranossauro Rex, o projeto custou cerca de 3 milhões de reais.
Depois de "Gritos de Guerra" veio o disco "Fé brasileira", que chegou a 450 mil cópias vendidas, que é a média de discos da banda vendidos por ano, ou seja, 4 Discos de ouro e 1 de Platina.


CHICLETEIROS

O Chiclete, como é carinhosamente chamado, possui uma legião de fãs cuja fidelidade se verifica no ininterrupto e constante sucesso que a banda apresenta, ao longo das mais de duas décadas em que se apresenta.
Chamados de "chicleteiros", os fãs da banda acompanham o trabalho e os blocos onde se apresenta, estes fanáticos chegam a pagar de 50 a 1000 reais por um dia de apresentação do Chiclete. Por isso que são mais de 50 fã clubes no Brasil e mais de 10 no exterior.



Álbuns ao vivo

  • 1997: É Festa - Ao Vivo (gravado no Carnaval de Salvador)
  • 1999: Borboleta Azul (gravado em diversas micaretas pelo país)
  • 2003: Chiclete na Caixa, Banana no Cacho - Ao Vivo (originou também o primeiro DVD da banda, gravado no Carnaval de Salvador e no Festival de Verão de Salvador)
  • 2005: Sou Chicleteiro (gravado no Carnalfenas, em Alfenas, Minas Gerais e no Nana Fest em Vitória Esp. Santo .. Foi o primeiro álbum lançado após a criação da Sony BMG)
  • 2007: Tabuleiro Musical (gravado em diversas micaretas pelo país)
  • 2009: Flutuar - Ao Vivo (segundo DVD da banda, gravado no Parque de Exposições de Salvador, no dia 1 de Novembro de 2008, com público estimado em 80 mil pessoas. Foi o primeiro projeto a ser lançado após a extinção da Sony BMG, que tornou-se apenas Sony Music)

Formação

  • Bell Marques: voz e guitarra
  • Lelo: baixo
  • Reynaldo Gramacho (Rey): bateria
  • Wadinho Marques: teclados e vocais
  • Waltinho Cruz: percussão
  • Deny: percussão


Músicos convidados

  • Guimo Migoya - bateria
  • Walmar Paim: bateria
  • Wilson: Mixer Integrante da banda