Começou como brincadeira de criança e muita timidez. Renan Amaral da Silva, de 14 anos, pediu para as amigas Bruna e Dayanne o deixarem sozinho na sala para ele imitar a personagem Janete, interpretada pela atriz Thalita Carauta no programa Zorra Total. Depois, publicaram no YouTube.
O vídeo fez sucesso instantâneo na internet, e sua versão original, colocada na conta de Dayanne, foi vista cerca de 350 mil vezes até agora. Mas o vídeo foi copiado por outros usuários, que embora tenham "chupado" o original, ajudaram a espalhar a imitação de Renan para pelo menos 3 milhões de pessoas.
A quantidade de acessos tornou a brincadeira de três crianças de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, no vídeo mais visto do YouTube no Brasil e o quinto mais visto em todo o mundo nesta semana.
Para dar a entrevista, Renan e sua mãe, Leila do Amaral, foram de ônibus até a casa de Dayanne, que junto com sua colega Bruna estimulou o ator iniciante para fazer o primeiro vídeo e emprestou a câmera com a qual gravaram esta conversa. O manuseio do equipamento ficou por conta de Leila, que respeita a vontade do filho e pondera sua fama repentina.
"A prioridade agora é o estudo, independente de qualquer coisa", diz ela. Trabalhadora doméstica e obrigada a deixar sua casa no início do ano - o imóvel foi atingido pelas enchentes da serra fluminense -, Leila conversou com os pais de Bruna e Dayanne quando começou a receber uma ligação atrás da outra de gente interessada no talento do filho. Renan fez questão de aparecer junto com as amigas. Os três ainda pensam como podem fazer novos vídeos e já houve convites para participações especiais em programas de TV. "Mas não podemos criar expectativas", diz Leila.