Pep Guardiola surpreendeu ao divulgar a escalação do Barcelona sem zagueiros nesta segunda-feira. Muitos se perguntaram se o esquema com a defesa toda improvisada daria resultado contra o Villarreal, uma das equipes de médio porte que poderia ameaçar os gigantes no Campeonato Espanhol. Mas a verdade é que nada mudou. Novamente avassalador e com uma “tática revolucionária”, os catalães não encontraram dificuldades para estrear com um 5 a 0, no Camp Nou, em jogo válido pela segunda rodada (uma greve dos jogadores adiou o início da competição).
Com Busquets, Mascherano e Abidal inicialmente como zagueiros - Daniel Alves, suspenso, e Piqué, Puyol e Adriano lesionados, foram desfalques -, o Barça não abriu mão de seu poderio ofensivo. Pelo contrário. Thiago Alcântara e Fábregas começaram como titulares ao lado de Messi, Pedro, Iniesta e Sánchez e puderam mostrar que há muitas opções para que o time mantenha o nível da última temporada - Xavi e David Villa, por exemplo, foram poupados e só entraram na etapa final.O filho de Mazinho e o recém-contratado junto ao Arsenal fizeram um gol cada. O atacante chileno fez outro, enquanto o craque argentino ratificou o melhor início de sua carreira ao marcar duas vezes e chegar aos oito tentos em apenas cinco jogos.
Na tabela, o Barcelona praticamente se juntou ao Real Madrid e deu provas de que, novamente, o campeonato seguirá polarizado entre os dois rivais. A vantagem, por ora, é dos merengues, que fizeram 6 a 0 no Real Zaragoza no último domingo e lideram graças ao saldo de gols. Após a pausa para as eliminatórias da Eurocopa, a equipe de Guardiola visita o Real Sociedad no dia 10 ou 11 de setembro. Já o time dos brasileiros Nilmar (titular) e Marcos Senna (entrou no segundo tempo) terá oportunidade para se recuperar e deixar a vice-lanterna diante do Sevilla, no El Madrigal.
A partida ainda foi marcante para Lionel Messi, que ultrapassou os 100 gols (chegou ao 101º) marcado no Camp Nou com a camisa azul-grená. Ao todo, foram 63 no Espanhol, 11 na Copa do Rei, 20 na Liga dos Campeões e sete na Supercopa.