Antes mesmo de ser anunciado oficialmente e, principalmente, depois de tantos boatos e polêmicas na internet, o Nordeste vai mesmo ganhar o que pode ser chamado de 'o maior evento de heavy metal do Brasil'. Vai ser anunciado oficialmente, na tarde desta quarta-feira (23), a realização do Metal Open Air, um festival que vai reunir 20 bandas nacionais e outras 20 internacionais, dedicadas ao metal, em São Luís, no Maranhão. Os produtores confirmaram, na manhã desta quarta, os detalhes do evento, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2012.
Os representantes da Lamparina Produções, uma das responsáveis pelo evento, explicaram que o anúncio não foi feito antes porque o festival teria outro nome. “Inicialmente se chamaria Wacken Open Air, assim como o festival que acontece na Alemanha”, disse Natanael Júnior durante a entrevista. “Mas, por conta do uso do nome no Brasil, houve um entrave com a produção internacional. Por isso só agora pudemos anunciar oficialmente o evento”, disse.
O Wacken Open Air (W.O.A) ou simplesmente Wacken, como é mais conhecido, acontece desde 1990 na pequena cidade da Alemanha de mesmo nome. A partir de 2002, ele passou a ser realizado no mês de agosto - a próxima edição já está marcada para o período de 2 a 4 de agosto do ano que vem. No Brasil, a produção do Metal Open Air ficou com a Lamparina Produções, de São Luís, a Negri in Concert, de São Paulo, além da CK Concert, da Alemanha. “A partir de 2012, vamos realizar o evento todos os anos”, confirmou Natanael.
Apesar do anúncio oficial estar marcado para a tarde desta quarta, as atrações vão ser confirmadas durante a semana - já está garantido que uma banda do Recife estará nos palcos. “Alguns contratos tiveram de ser feitos novamente por conta da mudança do nome do festival”, explicou o produtor. “Mas já temos tudo amarrado com empresas aéreas, hotéis e a estrutura para receber cerca de 50 mil pessoas por dia”. O Metal Open Air está previsto para acontecer no Parque da Independência, em São Luís, com capacidade média para 80 mil pessoas, que vão poder ver os shows em dois palcos de mesmo porte. Além dos hotéis e pousadas da cidade, a produção deve separar também uma área para camping no próprio parque.