Total de ''Galera'' Que Nos Visitou!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os melhores discos de 2011!




Com 'Nó na orelha', o rapper Criolo fez um dos discos mais instigantes de 2011 Foto: Junior Furlan / Divulgação

Com 'Nó na orelha', o rapper Criolo fez um dos discos mais instigantes de 2011JUNIOR FURLAN / DIVULGAÇÃO

CRIOLO: Para quem ia se aposentar, Kléber Gomes teve um ano bastante agitado. MC desde 1989 — primeiro usando o nome Criolo Doido e depois simplesmente Criolo —, ele foi convencido por amigos a gravar um disco com todos os sons que tinha na cabeça. O resultado, lançado em abril, foi “Nó na orelha”, produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, um dos trabalhos mais comentados de 2011, com sua mistura de samba, afrobeat, reggae e, é claro, rap. Premiado no Video Music Brasil, em outubro, Criolo acabou sendo também homenageado, surpreendentemente, por Chico Buarque, na estreia da sua turnê, em Belo Horizonte, quando incluiu os versos do rapper em “Cálice” (veja o clipe de ‘Subirusdoistiozin’) .

CHICO BUARQUE: Os saudosos de sambas como “Quem te viu, quem te vê” e canções românticas como “Olhos nos olhos” continuam se queixando de ele não fazer letras e melodias lineares iguais às do passado. Mas “Chico”, seu primeiro disco em cinco anos, provou que o compositor está em grande forma, produzindo belezas como “Nina”, “Essa pequena”, “Tipo um baião”, “Se eu soubesse” e “Sinhá”. O CD de apenas dez faixas foi lançado, em julho, após campanha de vendas antecipadas pela internet, apesar da pouca intimidade do artista com o mundo digital (veja Chico Buarque e João Bosco cantando ‘Sinhá’).

MASTODON: Em seu quinto álbum de estúdio, “The hunter”, que saiu no Brasil em dezembro, a banda americana enfim chegou lá: injetou imaginação e inteligência ao heavy metal, ao mesmo tempo em que conseguiu ser acessível, feroz e instrumentalmente relevante. Indicada ao Grammy, a música ‘Curl of the burl’ (clique para assistir) puxa o bonde de um disco que promete bastante — inclusive, levar esse peso pesado a alturas comerciais só frequentadas pelo Metallica.

GAL COSTA: Celebração de uma antiga amizade, “Recanto”, lançado em novembro, é bem mais do que um disco de músicas inéditas de Caetano Veloso cantadas por Gal Costa. É um extenso comentário sobre a contemporaneidade, apoiado na radical visão eletrônica de Kassin (endossada pelo produtor Caetano) e sintetizado pela Voz. Nas discussões entre os ouvintes nas redes sociais, faixas como “Autotune autoerótico” e o funk “Miami maculelê” provocaram choque e admiração em igual medida.

ROMULO FRÓES: Figura central da nova cena musical paulistana, o cantor e compositor se aliou a Rodrigo Campos e Kiko Dinucci no ótimo projeto Passo Torto, mas também lançou um importante CD solo, em junho. “Um labirinto em cada pé” renovou a produção do núcleo que forma com os parceiros Nuno Ramos e Clima (agora acrescido de Rodrigo Campos e Guilherme Held) e no qual mistura samba, rock, lirismo, contundência e olhar social original.

ESKIMO: Fundador do grupo Los Hermanos, o baixista Patrick Laplan deixou a banda após o estouro do primeiro disco e foi cuidar da vida, tocando em bandas como Biquini Cavadão, Rodox e Blitz. Enquanto lapidava sua habilidade no instrumento, aprendia os segredos dos estúdios e compunha as músicas do disco de estreia do projeto Eskimo, “Felicidade interna bruta”, que saiu em junho. Auxiliado pelo cantor Cauê Nardi e por vários outros (bons) músicos, Eskimo mostra um novo caminho para o rock independente brasileiro. (ouça ‘Cavalo de fogo)

FOO FIGHTERS: A banda liderada por Dave Grohl gravou analogicamente o belo “Wasting light”, lançado em abril. Ao lado do documentário “Back and forth”, o CD manteve o grupo no auge. Eles vêm ao Brasil em 2012. (assista ao vídeo de ‘Walk’)

MOMO: Marcelo Frota, o Momo, escolheu o mar como cenário de seu terceiro CD, “Serenade of a sailor”, lançado em julho, no qual fala abertamente das tristezas do amor. (ouça ‘Madaleine’)

A lista foi elaborada pelos críticos Bernardo Araújo, Carlos Albuquerque, Leonardo Lichote, Luiz Fernando Vianna e Silvio Essinger.

Governo divulga dias de feriado nacional e ponto facultativo em 2012!



O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012 e estabelece datas de ponto facultativo para os órgãos públicos federais.
Segundo o texto da portaria nº 595, de 22 de dezembro de 2011, as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro - Confraternização Universal (domingo), 21 de abril - Tiradentes (sábado), 1º de maio - Dia Mundial do Trabalho (terça-feira), 7 de setembro - Independência do Brasil (sexta-feira), 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida (sexta-feira), 2 de novembro - Finados (sexta-feira), 15 de novembro - Proclamação da República (quinta-feira) e 25 de dezembro - Natal (terça-feira).

Outro feriado divulgado é de 28 de outubro (domingo), em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro - Carnaval (segunda e terça-feira), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira), 7 de junho - Corpus Christi (quinta-feira), 24 de dezembro - véspera do Natal (segunda-feira) e 31 de dezembro - véspera de Ano Novo (segunda-feira).
A portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, estabelece que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais e que os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.