Total de ''Galera'' Que Nos Visitou!

terça-feira, 12 de julho de 2011

O Fenômeno Chamado TWITTER! Você é Twitteiro?



De tempos em tempos, a internet é sacudida por algum abalo. Seja o estouro da bolha há dez anos ou a criação do canal de vídeos YouTube e do Orkut há cinco, falamos de um ambiente onde as novidades surgem a todo o instante. Algumas delas podem passar em branco, mas não quando falamos do Twitter.
Criado em 2006, esse novo fenômeno da internet vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos, principalmente aqui no Brasil. 


Considerado mais uma rede social da internet, o Twitter é uma página ou sistema que permite aos usuários o envio de mensagens curtas (até 140 caracteres) para os seus seguidores. E essa rede de seguidores tem acesso em tempo real a tudo o  que  o”twitteiro” escreve em seu perfil (é, a internet também cria novas palavras a cada instante). A facilidade e a simplicidade de uso dessa ferramenta são duas das principais razões para a sua imensa popularidade. 


Até mesmo pelo celular é possível enviar mensagens ao seu perfil. E essa facilidade cativou boa parte das celebridades, ajudando ainda mais a popularização do serviço. Desde jornalistas famosos e formadores de opinião até técnicos de futebol, todos estão utilizando essa plataforma digital para divulgar as mais diversas informações. No BBB 10, o todo poderoso Boninho também utiliza o seu Twitter como forma de promoção e interatividade com os telespectadores. 


Há, sem dúvida, centenas de casos curiosos também envolvendo o Twitter. No México e também no Brasil, usuários enviam mensagens dos seus celulares para a sua rede de seguidores alertando a localização exata de onde estão os policiais responsáveis pela fiscalização com o bafômetro. Como a mensagem chega à rede em tempo real, muitas pessoas plugadas na web conseguem escapar da fiscalização. Outro fato interessante: em janeiro deste ano, uma jornalista de uma grande rádio em São Paulo resolveu se antecipar a todos e recorreu ao perfil da apresentadora Hebe Camargo para dar a notícia sobre o seu estado de saúde após a operação a que fora submetida. 


Ao vivo, ela reproduzia as informações disponíveis na web, dizendo que “a Hebe acessava o seu notebook por meio da internet sem fio disponível no hospital e que estava sendo muito bem tratada pelas enfermeiras.” Também brincou ao dizer que estava se divertindo 
muito, rindo e correndo pelo hospital de cadeira de rodas. O 
problema é que esse perfil é falso, e a repórter não pensou nessa hipótese ao divulgar a informação adiante.
Casos à parte, não se pode negar o impacto que essa ferramenta causou. A repercussão de uma conversa divulgada  no Twitter pode atingir uma massa muito grande de pessoas em um período curtíssimo de tempo. O volume de dados  trafegados por segundo é colossal, e a sua empresa pode (e deve) estar no meio de toda essa conversa. Falando bem ou  mal, é importante monitorar de perto o que se passa em mais 
essa rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário