Total de ''Galera'' Que Nos Visitou!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Espécie rara de tubarão é encontrada no Rio Grande do Sul!


Uma espécie rara de tubarão foi doada ao Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na quarta-feira (21). O animal foi capturado por um barco de pesca a 400 metros de profundidade na costa gaúcha e foi cedido ao instituto já morto, apesar de bem conservado.
O animal é um tubarão-duende (Mitsukurina owstoni), conhecido por apresentar um grande "chifre" na cabeça, logo acima da boca. Essa saliência é feita de material cartilaginoso. O exemplar morreu jovem e tinha 2 metros e 30 centímetros de comprimento. "Aqui no Brasil, esse animal só havia sido encontrado antes em Santos", afirma Lauro Barcellos, diretor do museu em Entrevista!
Equipe mede o corpo do animal recém-descoberto na costa brasileira. (Foto: Roberto Witter / Agência RBS)
Pelo fato de ser um animal muito flácido, ele será conservado em um líquido adequado (formol) e útil para manter os tecidos fixos no corpo. Quando estiver pronto, o tubarão será levado para exposição no museu.
"Seria precipitado dizer que esta espécie está em extinção. Esse peixe simplesmente vive em uma região de difícil acesso, a informação sobre ele é muito escassa", afirma Barcellos.
Pouco se sabe sobre a espécie, já que poucos exemplares foram vistos por pesquisadores no mundo todo. No Brasil, as chances são ainda mais remotas de se encontrar o tubarão, já que é rara a pesca a uma profundidade tão grande na costa nacional.
O tubarão-duende vive em um ambiente gelado, com temperaturas abaixo de 5 graus Celsius, com pouca luminosidade. Alimenta-se de pequenos peixes e outros animais que vivem no fundo do mar. Para a caçada, essa espécie conta com três fileiras de 25 dentes cada dentro de uma boca que pode ir para frente e para trás.
Equipe mede o corpo do animal recém-descoberto na costa brasileira. (Foto: Roberto Witter / Agência RBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário