Total de ''Galera'' Que Nos Visitou!

domingo, 9 de outubro de 2011

Vettel é o terceiro no GP do Japão e leva o bicampeonato. Button vence!


Parecia que após a pole sensacional no sábado e a ousada largada deste domingo, quando fechou Jenson Button e manteve a ponta, Sebastian Vettel repetiria o roteiro de domínio no GP do Japão. Entretanto, o alto desgaste dos pneus macios em Suzuka mudou um pouco a história da corrida, mas não o destino do título mundial. Atrás de apenas um ponto, Vettel fez uma prova sem correr riscos, chegou em terceiro lugar e se tornou o bicampeão mais jovem da história da Fórmula 1 aos 24 anos, três meses e seis dias. Único capaz de impedir a conquista do rival no Japão, o inglês da McLaren fez o que precisava: venceu. Fernando Alonso, da Ferrari, foi o segundo colocado.
Vettel chegou aos 324 pontos em 2011 e não pode mais ser alcançado por seus concorrentes. O alemão se tornou o sétimo piloto a conquistar um título em Suzuka, na 11ª decisão desde que ele entrou no calendário, em 1987 (só esteve fora em 2007 e 2008, quando o GP foi realizado em Monte Fuji). Ele se junta ao seleto grupo formado por Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Michael Schumacher (2000 e 2003), Nelson Piquet (1987), Alain Prost (1989) e Damon Hil (1996), que foram campeões da F-1 no tradicional circuito japonês.
Vettel rbr gp do japão bicampeão (Foto: Agência Reuters)
A corrida
O domingo começou com tempo ensolarado em Suzuka, sem a ameaça de chuva para a corrida. Na largada, Vettel manteve a ponta, mas fechou Button, que saiu melhor. O inglês chegou a colocar duas rodas na grama, mas se manteve na pista. Entretanto, ele perdeu a posição para o companheiro Hamilton na primeira curva do circuito, caiu para terceiro e reclamou pelo rádio. Os comissários investigaram o incidente, mas decidiram não punir o alemão da RBR. Massa se manteve à frente de Alonso, em quarto. Bruno Senna e Barrichello perderam posições.

As últimas voltas foram palco de uma perseguição de Vettel a Alonso. O alemão chegou a tentar duas vezes a ultrapassagem sobre o espanhol, sem sucesso, mas a equipe pediu que ele poupasse o carro para o final. Depois foi a vez do espanhol tentar um bote sobre Button, mas o rival soube administrar a corrida até o fim. Após a chegada e o bi de Vettel, o inglês parou sua McLaren após a saída dos boxes, sem condições de completar a volta da vitória.
Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka (307,573 quilômetros):
1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 53 voltas em 1h30m53s427
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s160
3 -
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2s006

Nenhum comentário:

Postar um comentário